Caderno de Resumos


Clique aqui para download do Caderno

APRESENTAÇÃO
Entre os dias 25 e 28 de outubro de 2015, a Universidade Federal de Mato Grosso organizou o XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes (XVI SCGP). Esse evento, inicialmente denominado Simpósio de Citogenética de Peixes, é de caráter bianual, e tem por finalidade congregar pesquisadores que atuam com citogenética e Genética de peixes do Brasil e do exterior, resultando numa reunião já consagrada entre geneticistas, ictiólogos e estudantes de graduação e de pós-graduação.
Após 29 anos de existência, essa foi a primeira vez que o evento ocorreu na região Centro–Oeste, na capital do Estado de Mato Grosso, gerando assim grandes expectativas em torno de sua realização. Na edição de 2013, a temática principal foi o uso de ferramentas moleculares para o entendimento da biogeografia da América do Sul, com ênfase em peixes como organismos-chave para construir o intricado cenário evolutivo da região que abriga a maior diversidade de peixes de água doce do mundo. Neste ano de 2015, avançamos mais especificamente nos estudos voltados para a utilização de marcadores cromossômicos e moleculares como ferramentas para a conservação de espécies nativas e também na sua aplicação em piscicultura, uma vez que as espécies nativas com potencial para cultivo vêm sendo intensamente utilizadas, e se torna necessário, a cada dia mais, buscarmos ferramentas que permitam o monitoramento dos estoques cultivados e de suas matrizes.
Além disso, a crescente construção de barragens para a produção de energia hidroelétrica vem despertando a necessidade de se conhecer mais a fundo as questões voltadas para a diversidade genética de estoques naturais no sentido de se garantir a preservação dessa imensa diversidade ictiogenética presente nas bacias hidrográficas, notadamente da região centro-oeste do Brasil.
Foram realizadas várias palestras, 03 mesas-redondas, 04 minicursos, comunicações orais de trabalhos selecionados dentre os inscritos (de estudantes de graduação e de pós-graduação), pôsteres de trabalhos submetidos e atividades de socialização.
A programação foi elaborada com o principal objetivo de abrir espaço entre os participantes para uma maior integração entre a comunidade estudantil e de pesquisadores de diferentes entidades de Mato Grosso com pesquisadores de outras localidades do Brasil e do exterior. Assim, é nosso desejo de que esse importante objetivo tenha sido plenamente atingido!
Agradecemos a participação de todos desde já estamos nos preparando para o próximo!!

Atenciosamente,
Paulo Cesar Venere
Coordenador do XVI SCGP